A Mercedes-Benz revelou sua visão de como deve ser uma van de entrega no futuro e, como era de se esperar, é algo tão inventivo quanto legal. A Vision Van é, basicamente, o que a conhecida Sprinter da marca deverá se tornar daqui alguns anos.
O conceito é elétrico, totalmente automatizado e, é claro, conectado, dispondo de uma série de tecnologias diferentes que servem para trazer os serviços de entrega para a nossa era digital de uma vez por todas.
Quer um exemplo? Um software baseado em nuvem calcula a capacidade de carga do veículo em tempo real para garantir máxima eficiência e aproveitamento do espaço. Todas as informações são interligadas em uma central dotada de um algoritmo que controla os pedidos, feitos pelos clientes através de um app, e planeja toda a parte de carregamento. É como se a van do futuro fosse, na verdade, um estoque ambulante.
Diga-se de passagem, os produtos são escaneados, organizados em uma estrutura repleta de “estantes” e então carregada de forma autônoma na parte de trás da van. Na hora da entrega, um sistema de iluminação indica automaticamente qual produto ou caixa deve ser retirado.
As rotas de entrega são estabelecidas em tempo real para garantir que o caminho a ser percorrido pela van do futuro faça as entregas no menor tempo possível e pelo melhor caminho. Para ajudar na distribuição da carga, dois drones com capacidade de carga de 20kg cada são integrados ao veículo e fazem as entregas de forma autônoma – tanto para o cliente quanto para a própria van.
Essa interação está sendo desenvolvida em parceria com a empresa Matternet e visa contornar problemas como, por exemplo, a van ficar parada no trânsito. A ideia da Mercedes é que os drones criem uma via de transporte acima da própria estrada.
Via @tecmundo