Van conceito da Mercedes conta com drones para auxiliar nas entregas

A Mercedes-Benz revelou sua visão de como deve ser uma van de entrega no futuro e, como era de se esperar, é algo tão inventivo quanto legal. A Vision Van é, basicamente, o que a conhecida Sprinter da marca deverá se tornar daqui alguns anos.
O conceito é elétrico, totalmente automatizado e, é claro, conectado, dispondo de uma série de tecnologias diferentes que servem para trazer os serviços de entrega para a nossa era digital de uma vez por todas.

van
Quer um exemplo? Um software baseado em nuvem calcula a capacidade de carga do veículo em tempo real para garantir máxima eficiência e aproveitamento do espaço. Todas as informações são interligadas em uma central dotada de um algoritmo que controla os pedidos, feitos pelos clientes através de um app, e planeja toda a parte de carregamento. É como se a van do futuro fosse, na verdade, um estoque ambulante.
Diga-se de passagem, os produtos são escaneados, organizados em uma estrutura repleta de “estantes” e então carregada de forma autônoma na parte de trás da van. Na hora da entrega, um sistema de iluminação indica automaticamente qual produto ou caixa deve ser retirado.

van-gif

As rotas de entrega são estabelecidas em tempo real para garantir que o caminho a ser percorrido pela van do futuro faça as entregas no menor tempo possível e pelo melhor caminho. Para ajudar na distribuição da carga, dois drones com capacidade de carga de 20kg cada são integrados ao veículo e fazem as entregas de forma autônoma – tanto para o cliente quanto para a própria van.

Essa interação está sendo desenvolvida em parceria com a empresa Matternet e visa contornar problemas como, por exemplo, a van ficar parada no trânsito. A ideia da Mercedes é que os drones criem uma via de transporte acima da própria estrada.

Via @tecmundo

WhatsApp chat

Esse website usa Cookies para melhorar a sua navegação. Política de Privacidade