Dentro de um código genético há muitos segredos sobre o nosso corpo, além de informações valiosas a respeito de nossa saúde. Por isso, muitos aplicativos e startups se disponibilizam a prestar um serviço de “decodificação” dos dados disponíveis em nosso DNA.
Porém, nisso tudo há um problema: cada uma dessas aplicações, como o DNA Fit – que cria uma dieta personalizada baseada em seus genes – pede individualmente uma amostra genética para análise.
Para tentar resolver esse problema, a startup americana Helix criará um banco de dados com as informações presentes em seu DNA, eliminando a necessidade de enviar diversas vezes um fragmento de seu código genético para cada aplicação usada.
Essas informações serão mantidas em sigilo e compartilhadas apenas com as aplicações autorizadas pelo usuário, como o Lose It, que ajuda o indivíduo a manter uma vida mais saudável, conforme os dados presentes em seu gene.
Para manter seu DNA no banco de dados da empresa, você precisará pagar US$ 80 e receberá um kit de amostragem. Com isso, você coletará sua saliva e enviará o conteúdo novamente para a empresa; ela então sequenciará seu código genético.
Outros serviços, como o 23andMe, oferecem um algo similar. Se você enviou um teste de ascendência para a plataforma, por exemplo, você pode autorizar empresas como o DNAFit a acessar esses dados em seu nome.
@tecmundo