Pesquisadores da Universidade de Sherbrooke, no Canadá, estão desenvolvendo um drone capaz de pousar em paredes. Batizado de Multimodal Autonomus Drone (S-MAD), a pequena aeronave foi inspirada em aves que utilizam as asas para diminuir a velocidade durante o voo.
Com sensores a laser e de movimentos, o equipamento detecta a parede e automaticamente inclina em 90 graus o seu “nariz”. Esse movimento permite que a aeronave reduza a aceleração e utilize um sistema de garras com microespinhos para pousar em locais que drones tradicionais não conseguem.
Um dos pontos críticos da tecnologia é que o drone não é capaz de voltar para a posição inicial. No entanto, para solucionar essa dificuldade, os pesquisadores utilizam uma manobra conhecida como pitch-up, que transforma o drone de asa fixa em uma espécie de helicóptero.
Por enquanto, o S-MAD é apenas um protótipo funcional, mas o objetivo do projeto é possibilitar que empresas e instituições governamentais coletem informações em pontos que o ser humano ou qualquer outra máquina não consegue chegar.
@techtudo