A Ford reuniu a imprensa brasileira em São Paulo para comemorar os 60 anos de produção do caminhão nacional F-600. A empresa apresentou ainda o Cargo Connect, caminhão com configuração 8×2 e tecnologias semiautônomas, além do projeto “Boné Alerta” voltado para a proteção do motorista e prevenção de acidentes.
Também foi mostrada a linha de caminhões que estará exposta na Fenatran, o maior salão do setor de transporte de cargas da América do Sul, que será realizado de 16 a 20 de outubro. A Ford terá um estande de 2.200 metros com muitas novidades para frotistas, caminhoneiros e o público em geral.
Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, lembrou que nestas seis décadas a marca nunca deixou de investir e inovar no segmento, projetando e fabricando caminhões para diferentes aplicações que ajudaram a construir o progresso do Brasil.
“Aproveitamos a comemoração deste importante marco de 60 anos para reafirmar o nosso compromisso com o negócio de caminhões no Brasil e na América do Sul”, disse Watters.
O evento teve como apresentador e convidado especial o ator Marco Pigossi, que faz o papel de um caminhoneiro numa das principais novelas da TV brasileira, atualmente no ar.
F-600
Primeiro caminhão produzido no Brasil com alto índice de conteúdo nacional, o F-600 saiu da linha de montagem da antiga fábrica da Ford no bairro do Ipiranga, em São Paulo, em 1957. Antes disso, a Ford já montava localmente o caminhão modelo TT com componentes importados desde 1925.
Cargo Connect
O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmera, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.
Na área de segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
As suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.
Boné Alerta
O Boné Alerta, criado no Brasil, parece um boné comum mas dispõe de recursos inteligentes que ajudam o motorista a dirigir com mais segurança. Seu objetivo é alertar o caminhoneiro aos primeiros sinais de sono ao volante para fazer uma parada e descansar antes de seguir viagem. Ele é equipado com sensores que monitoram os movimentos da cabeça e emite três tipos de alerta – vibratório, sonoro e visual – ao detectar sonolência.
O Boné Alerta não tem data programada de lançamento, mas a Ford demonstrou interesse em compartilhar a tecnologia com parceiros e clientes para viabilizar a sua chegada ao mercado e o aproveitamento de todos os seus benefícios.
@blogdocaminhoneiro