China constrói e testa ônibus que passa por cima dos carros

A China começou a testar o TEB, um novo conceito de ônibus (que funciona mais como um bonde, na verdade) que passa por cima dos veículos nas ruas. O TEB (Transit Elevated Bus), anunciado em maio, começou a dar as primeiras voltas nesta terça-feira, na cidade de Qinhuangdao, na província de Hebei.

BEIJING, CHINA - MAY 20: (CHINA OUT) A scale model of a Transit Elevated Bus (TEB) runs on sand table during the ongoing 19th China Beijing International High-tech Expo (CHITEC) on May 20, 2016 in Beijing, China. The TEB is driven by electricity and runs on a set of fixed rails embedded on the road, with an operating speed reaching 40 kilometers an hour. It's designed to carry 1,200-1400 passengers at a time and other cars on the road can pass underneath it. The cost of construction of the TEB is less than one fifth of an equivalent subway, and can be finished within one year. The first tests of the TEB bus are scheduled to start in August in Qinhuangdao City, north China's Hebei Province.

Os testes foram satisfatórios, mesmo com o temor sobre a segurança de colocar um veículo do tipo nas ruas, que passa por cima dos carros como se fosse um túnel móvel se deslocando sobre trilhos. Por se tratar de um primeiro teste controlado, muitas questões sobre segurança ainda estão sem resposta.

As imagens mostram o interior do TEB muito espaçoso para até 300 passageiros, com cerca de 20 metros de comprimento, com mais de 7 metros de largura. O veículo tem um total de quase 5 metros de altura, com 2 metros para os carros passarem por baixo; desnecessário dizer que caminhões não conseguirão passar pelo vão.

A China é o país mais populoso do mundo, conhecida pelos grandes congestionamentos em suas principais cidades como Pequim e Xangai. O TEB foi concebido ainda em 2010 para ajudar a combater o problema dos engarrafamentos e maximizar o espaço viário limitado, e a ideia foi desenterrada neste ano.

Em um cenário ideal, o TEB vai aliviar o congestionamento do tráfego da China, impulsionar o sistema de transporte público e reduzir a poluição.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat

Esse website usa Cookies para melhorar a sua navegação. Política de Privacidade