USP desenvolve microcomputador do tamanho de uma moeda.

Fonte: G1 – 29/02/2020 

A Universidade de São Paulo (USP) é uma referência no desenvolvimento de computadores e foi uma das primeiras a inventar uma máquina, ou foi nomeado como “Patinho Feio” na década de 1980. 

Depois de 40 anos de desenvolvimento da máquina, desta vez a USP desenvolveu um microcomputador com tamanho semelhante a uma moeda. 

“São computadores do tamanho de um bilhete de metrô, ou, em alguns casos, computadores do tamanho de uma moeda de dez centavos”, segundo o professor Marcelo Zuffo, do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI). 

 “(…) A pessoa está em um grande esforço de projeto de engenharia, usando ou não a microeletrônica, para que esses computadores fiquem com granularidade de pó” continuado.

Uma microeletrônica é um ramo da eletrônica, que tem como objetivo estudar a integração de circuitos eletrônicos e promover a miniaturização de diversos componentes, em escala microscópica. A área engloba os processos físicos de fabricação de circuitos integrados, como o projeto do circuito em si. 

O microcomputador foi nomeado como “Pulga”. Por enquanto, estão sendo testados por empresas parceiras da universidade, por mais que não estão sendo usados ​​em grande escala, os professores acreditam que logo esta tecnologia está sendo usada e está disponível para um público maior. 

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *