Tendências e inovação no setor de transporte de cargas para 2020.

Com o grande avanço da tecnologia e o uso diário da mesma, é de extrema importância se informar sobre as tendências e de que maneira a tecnologia pode auxiliar no trabalho de atender demandas. 

Independente do setor das empresas, a prioridade acaba se tornando a mesma: Investir em fluxos de operações mais ágil, com eficiência e com custos reduzidos. Com os efeitos da globalização e rápido avanço da tecnologia, altera o comportamento do consumidor e consequentemente o ritmo do mercado tornando ele mais competitivo e exigente. 

Quando o assunto é logística, a inovação é um elemento chave e extremamente estratégico para o sucesso dentro do setor. Contudo, é imprescindível falar sobre tendências em 2020 e não citar a tecnologia da informação como um elemento importante, para a sua empresa alcançar o sucesso. 

Logística quando caminha lado a lado com a tecnologia pode trazer inúmeros benefícios como ao desenvolvimento de soluções que auxiliam na otimização de processos, tornar os resultados satisfatórios e garantir maior qualidade para as empresas no setor.

Além disso, a mudança tecnológica no setor de logística contribuiu com a otimização das rotinas, se tornando mais eficientes e com maior redução de custos. 

Confira algumas tendências para o ano de 2020:   

  • Documentação 100% Digital.  

Com o objetivo da redução de custos, agilizar os processos mas sem perder a eficiência, o “modo online” vem crescendo em setores tradicionais. A previsão para 2020 é o aumento de transação de processos de forma 100% digital. Como casos do Canhoto Digital e documentos tradicionais em relação a fretes que passam a ter existência e validação digital.

  • Automatização de processos. 

Outro grande avanço para a área de logística em 2020 é a automatização manual de processos. Para isso, muitas empresas precisarão capacitar seus funcionários para lidar com novas técnicas e ferramentas tecnológicas. Por outro lado, preza pela importância das relações humanas e além disso, não significa um alerta para o desemprego. 

  •  Inteligência Artificial. 

Assim como na economia, no setor de logística e transporte o cliente é visto como o centro do negócio. A Tecnologia por sua vez, auxilia na interpretação do consumidor, de maneira a entender quais são os gostos e o comportamento do seu público, de maneira personalizada e individual. Desta maneira, a utilização de dispositivos que utilizam o comando de voz, se tornam essenciais em 2020 no Brasil e no mundo. 

  • Crescer de maneira sustentável. 

Esta é uma tendência para o mercado global e principalmente para o setor de transportes, não apenas neste ano como também para os próximos. 

Com o aumento de startups haverá menos impulso para se tornar um inovador, a base para se manter no mercado será preciso uma boa administração empresarial. O mercado para inovação no Brasil é bastante vantajoso dentro do setor, desde que esteja dentro das regulamentações. 

  • E quais são as oportunidades de inovação? 

Com a aplicação de Machine Learning e de Big Data surgem para minimizar problemas em relação no setor e aumentar as chances de inovação e crescimento dentro das empresas e principalmente os caminhoneiros e transportadores, como por exemplo: 

Em relação ao dia a dia do caminhoneiro, o motorista ter acesso a informação em casos de mudanças de rotas em tempo real, na otimização na rota sempre priorizando a sua segurança e eficácia na direção. 

  • Computação em Nuvem. 

A Inteligência Artificial se torna primordial em relação a estratégias independente do setor. Principalmente a Computação em Nuvem, na eficiência em armazenar e compartilhar dados sem perder o ritmo e as informações de dados importantes. 

Esses são alguns fatores dos motivos que as empresas irão investir em tecnologia e como isso pode agregar e diferenciar o seu negócio ao decorrer deste ano de 2020. 

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2020/02/tendencias-2020-os-rumos-da-inovacao-no-setor-de-transporte-de-cargas.html

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *